Palavra de consolo & Sugestão de leitura Bíblica

TEXTO:  ISAIAS 6:1-8

TEMA:  A VISÃO E O CHAMADO DE ISAIAS


INTRODUÇÃO:  Senti meu chamado para o ministério, desde criança, então ,  atendendo o chamado do SENHOR, fui me preparar no seminário aos dezessete anos de idade.  Hoje, sou uma educadora Cristã, porque ouvi, e atendi o chamado de Deus.

I- O Profeta relata seu encontro face a face com esse Deus Santo.

a) no ano da morte do rei Uzias (740a.C), Isaias recebeu uma visão do verdadeiro Rei, o SENHOR  assentado em seu trono celeste.

b) Serafins o rodeavam, cantando "Santo, Santo, Santo" é o SENHOR dos Exércitos.
a) as orlas do seu manto enchiam o templo.(v1). O manto fala da realeza, majestade e autoridade real de Deus.

II- Serafins estavam por cima dEle. (v.2)

a) O zelo dos serafins era ardente, aqui, os serafins são os pricipais atendentes de Deus, em seu trono, bem como Seus primeiros-ministro. Apc. 4:6-8

b) Seis asas- Com suas asas, os serafins cobriam o rosto (visto ser Deus elevado e santo demais para ser contemplado diretamente, enquanto eles estavam em posição humilde); com duas asas, eles cobriam os pés ( com as quais serviam humildimente a Deus);

c) Com duas asas, voavam (sendo capazes de realizar tarefas as quais, eram impossiveis para o homem).


III-  E  clamavam uns para os outros, com o tríplice "Santo, Santo, Santo", o qual enfatizava, com sua repetição, a elevada santidade de Deus, um dos seus maiores atributos.

a) Clamavam. Provavelmente devemos pensar aqui um cântico antifonal, pois formavam um coro celestial de grande número e exaltação. Eles cantavam a santidade de Deus mediante a tríplice de "santo, santo, santo".

b) Glória- A glória de Deus foi vista a encher os céus, e assim também, deverá encher a terra.

IV- As bases do limiar se moviam á voz do que clamava.

a) Os alicerces do limiar tremem diante da presença do Senhor, como se tivessem movidos por um terremoto.
b) A fumaça simbolizava a presença de Deus que era vista (conforme foi permitido e sentida) (vs. 34-38)

c) Bases do limiar. "Os pivôs da porta vibravam na soleira, em reação ao ruido do grande grito"(ver I Reis 8:10) Quanto a nuvem de glória vista pelos sacerdotes nos dias de Salomão, por ocasiao da dedicação do templo de Jerusalem.

V- Então, disse eu: Ai de mim! Estou perdido!  Isaias, com sua genuína experiência com o SENHOR,  encarou o pecado como impureza, (v5), um dos seus ensinos básicos sobre pecado.

a( A humildade de Isaias- Os "lábios" representam aqui, a pessoa inteira. Lábios foi palavra apropriada para a declaçao de Isaias, porquanto eram os lábios dos serafins quanto que entoavam o cântico da santidade de Deus.

b) Através dos seus lábios, purificados, o povo de Judá receberia a mensagem divina.
c) Isaias, era privilegiado, por ser digno tanto de aliar-se aos serafins e cantar louvores a Deus,  como ser o mensageiro de Deus ao povo.( Ex. 4:10) enquanto, que Moisés, se mostrava inseguro e medroso...

VI- Então, um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva.(vs, 6,7)

a) Uma brasa acesa como foi tirada do altar e encostada nos lábios de Isaías, como símbolo de sua purificação.
b) O profeta teve uma significativa experiência de santificação, antes que pudesse dar inicio ao anuncio da mensagem divina.
c) Um carvao foi tirado de dentro do altar do incenso  foi aplicado aos lábios do profeta, uma pedra chata, aquecida pelo fogo do altar para cozer paes( I Reis 19:6) o que Serafim fez, foi um ato sacerdotal. Ato simbólico de perdão, o qual nos mostra que não existe cura indolor para o pecado. Entretanto, o perdão vem de Deus, e não de brasa viva.


VII- Depois disto ouvi á voz do SENHOR, que dizia: A quem enviarei...?(vs: 6,7,8)

a) Isaias respondeu com gratidao ao que o Senhor fez por ele. Moisés apresentou várais (desculpas, quando Deus o chamou, porque na realidade, não queria realizar a tarefa para a qual foi chamdo (Ex.3: 11; 4:1)

b) Jeremias, quando ouviu o chamado do Senhor, respondeu que não passava de um jovem e não era bom orador( Jr 1:6)

c) Em contraste, Isaias, prontamente dispôs-se a atender a necessidade de que o Senhor lhe revelou.

Conclusão: Queridos irmaos, há uma grande colheita que clama por trabalhadores. Muitas pessoas são chamadas, mas poucas escolhidas. São pessoas dotadas de verdadeira unção.
E, voce, qual tem sido o seu chamado? Qual tem sido sua visão? E qual deles voce vai atender?
Lebremos, que o tempo está passando, a hora éagora, pois hoje estamos aqui, mas e amanha, onde e como estaremos?
Que o Senhor abra os nossos ouvidos espirituais, para que possamos ouvir á sua voz, e obedece-lo. Amém.

ICE PLENITUDE MULHERES EM AÇÃO
GERACINAD DE MORAIS CABRAL
EDUCADORA CRISTA